Uma colher que desaparece quando colocada no chá quente, uma bizarra corrida pelo ouro causada por um elemento (telúrio) que tem cheiro de alho, um poeta que enlouqueceu ao ingerir lítio para se tratar de uma doença. Sam Kean nos guia em um passeio pelas mais surpreendentes histórias envolvendo a descoberta, o uso e a criação dos 118 elementos químicos da tabela periódica.
Pelo caminho, o autor aborda a história dos avanços científicos, desde a descoberta do átomo até a criação de elementos artificiais, passando pela invenção da tabela periódica e pelo estudo da radioatividade. Mostra também como a vida humana se modificou devido ao cobre (usado em moedas por ser "autoestéril"), ao silício (utilizado na revolução da informática) e ao urânio (um dos grandes responsáveis pela bomba atômica).
A propósito: a colher que desaparece é feita de gálio, elemento 31 da tabela periódica, metal com a estranha propriedade de ficar no estado líquido acima de 29ºC, temperatura inferior à de qualquer cafezinho.
Após o nascimento dos gêmeos, Suzy Giordano, que já tinha três filhos pequenos, passou a dormir 45 minutos por noite. A brasileira radicada nos Estado..
Um dos mais famosos e respeitados matemáticos da atualidade, Ian Stewart explora as conexões vitais entre a matemática e o progresso da humanidade e d..
1968 foi um ano que se destacou entre todos os outros do século passado, porque jovens do mundo
todo lideraram protestos e descobriram novas formas de..
Um verdadeiro almanaque ilustrado da geração que disse não ao conformismo
Do movimento estudantil às trincheiras do Vietnã, das comunidades hippies à..
“Na realidade, a imagem icônica de berlinenses orientais festejando no alto do Muro, batendo com marretas, deve-se tanto à casualidade quanto à culmin..
Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações de todos os lados. Como separar o que é importante e significativo do que é supérfluo e descartáv..
Em 2008, Zygmunt Bauman foi convidado pela revista italiana La Repubblica delle Donne para comentar múltiplos aspectos do que chama de “mundo líquido ..
A ótica particular do renomado psicanalista argentino em análises sobre pintura, música e dança
Nas palavras do psicanalista e psiquiatra J.-D. Nasio..
Um mergulho fascinante num dos momentos marcantes da história da moda e da cultura pop
Vinte e oito de novembro de 1973. No palco, criações de nomes ..
Traduzido em mais de dois mil idiomas, a Bíblia é o livro mais conhecido do mundo. Calcula-se que já tenham sido vendidos mais de seis bilhões de exem..
Uma colher que desaparece quando colocada no chá quente, uma bizarra corrida pelo ouro causada por um elemento (telúrio) que tem cheiro de alho, um po..
Minha liberdade não te serve traz um olhar sensível do universo feminino. Com poemas que falam de lutas até os prazeres e os amores. Poesias narrativa..
Professor na terceira idade, quando jovem, manda cartas com desenhos para a garota que se torna a grande paixão platônica de sua vida. Passados cinque..
Escrita em 1965, esta peça sintetiza as dificuldades do engajamento político, as disputas em torno das diferentes correntes estéticas da arte e os dil..
Múltiplos olhares sobre o cotidiano - Percepções sobre arte, literatura e história em O retrato do rei é uma reflexão sobre a literatura na história, ..
A visita do Imperador à Feira de Santana é fruto de algumas histórias lidas e ouvidas pelo professor Augusto Spínola sobre a presença de D. Pedro II n..
Passadas cerca de duas décadas de sua publicação original, este primeiro volume da tetralogia Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan, grande suce..
Maria Carolina Andery investiga nesta obra o sentido da religião para a identidade de diferentes presidiários do ”Romão Gomes”, local que recebe apena..
Resultado de anos de pesquisa e extensão na área de piscicultura, Protocolos para diagnóstico de doenças em peixes apresenta ferramentas para estudant..
A história da Química é formada por diversos acontecimentos. Nesta obra, o leitor é convidado a conhecer o desenvolvimento de um dos conceitos mais im..