Uma colher que desaparece quando colocada no chá quente, uma bizarra corrida pelo ouro causada por um elemento (telúrio) que tem cheiro de alho, um poeta que enlouqueceu ao ingerir lítio para se tratar de uma doença. Sam Kean nos guia em um passeio pelas mais surpreendentes histórias envolvendo a descoberta, o uso e a criação dos 118 elementos químicos da tabela periódica.
Pelo caminho, o autor aborda a história dos avanços científicos, desde a descoberta do átomo até a criação de elementos artificiais, passando pela invenção da tabela periódica e pelo estudo da radioatividade. Mostra também como a vida humana se modificou devido ao cobre (usado em moedas por ser "autoestéril"), ao silício (utilizado na revolução da informática) e ao urânio (um dos grandes responsáveis pela bomba atômica).
A propósito: a colher que desaparece é feita de gálio, elemento 31 da tabela periódica, metal com a estranha propriedade de ficar no estado líquido acima de 29ºC, temperatura inferior à de qualquer cafezinho.
Após o nascimento dos gêmeos, Suzy Giordano, que já tinha três filhos pequenos, passou a dormir 45 minutos por noite. A brasileira radicada nos Estado..
Um dos mais famosos e respeitados matemáticos da atualidade, Ian Stewart explora as conexões vitais entre a matemática e o progresso da humanidade e d..
1968 foi um ano que se destacou entre todos os outros do século passado, porque jovens do mundo
todo lideraram protestos e descobriram novas formas de..
Um verdadeiro almanaque ilustrado da geração que disse não ao conformismo
Do movimento estudantil às trincheiras do Vietnã, das comunidades hippies à..
“Na realidade, a imagem icônica de berlinenses orientais festejando no alto do Muro, batendo com marretas, deve-se tanto à casualidade quanto à culmin..
Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações de todos os lados. Como separar o que é importante e significativo do que é supérfluo e descartáv..
Em 2008, Zygmunt Bauman foi convidado pela revista italiana La Repubblica delle Donne para comentar múltiplos aspectos do que chama de “mundo líquido ..
A ótica particular do renomado psicanalista argentino em análises sobre pintura, música e dança
Nas palavras do psicanalista e psiquiatra J.-D. Nasio..
Um mergulho fascinante num dos momentos marcantes da história da moda e da cultura pop
Vinte e oito de novembro de 1973. No palco, criações de nomes ..
Traduzido em mais de dois mil idiomas, a Bíblia é o livro mais conhecido do mundo. Calcula-se que já tenham sido vendidos mais de seis bilhões de exem..
Uma colher que desaparece quando colocada no chá quente, uma bizarra corrida pelo ouro causada por um elemento (telúrio) que tem cheiro de alho, um po..
Em 1999 a revista Playboy estampou em suas páginas uma matéria que iria abalar o cenário cultural da arte erótica brasileira. A matéria trazia, depois..
Um trabalho que se detém na presença e no significado (especificamente psicanalítico) do pai, em toda a sua extensão cultural, histórica, simbólica e ..
Presente em várias listas de best-sellers da França, esse ensaio faz um balanço magistral dos cem anos da psicanálise e uma projeção de seu futuro no ..
VIVER, NARRAR & FORMAR: trajetórias de docentes fisioterapeutas revela-nos uma jovem autora-professora-pesquisadora que, encantada com a docência e pe..
O livro Discurso e poder em Foucault aborda a trajetória do filósofo francês Michel Foucault, da arqueologia dos saberes para a genealogia do poder. A..
Um olhar inclusivo sobre o ensino das Ciências e da Matemática chega aos leitores como convite para uma nova perspectiva de ensino: a da inclusão. Aqu..
A mais completa investigação sobre as origens do patrimônio político e financeiro de Jair Bolsonaro e sua família.
Resultado de mais de três anos de a..
É frequente percebermos o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, como um clássico da literatura brasileira e das literaturas de língua portuguesa...
A presente obra propõe-se a refletir sobre a importância do processo de formação continuada de coordenadores pedagógicos da Educação de Jovens e Adult..