O livro que o leitor tem em mãos oferece uma perspectiva renovadora e empiricamente rica para se compreender a ação dos movimentos sociais e dos ativismos no turbilhão de acontecimentos extraordinários que, nos últimos anos, têm sido interpretados sob o signo da "crise" como se a invocação do termo produzisse efeitos explicativos. Oferece essa contribuição de um ponto de partida específico, com uma proposta analítica instigante e, felizmente, renunciando a uma tentação comum. Parte-se de um pressuposto: mal será possível avançar se as equações analíticas focarem apenas nas instituições políticas, confinando as dinâmicas da mobilização coletiva a um âmbito extrainstitucional. A conceituação de contextos turbulentos oferece a chave analítica para colocar os ativismos nas equações de modo cognitivamente produtivo: relacional, processual e centrado no papel da agência nesses contextos de horizonte histórico aberto, de elevada incerteza, e produzidos pela atuação dos atores durante sua ocorrência. Assim, a proposta convida a renunciar à tentação do determinismo retroativo, comum nos diagnósticos da conturbada vida política do país. Contextos turbulentos não têm um sentido único, nem foram enquadrados ou elaborados na prática para gerar os desfechos diagnosticados ex-post.
Por Adrian Gurza Lavalle
"'A disputa pela democracia no Brasil: Ativismos em contextos turbulentos', resultado do trabalho coletivo do Grupo de Pesquisa sobre as Relações entre Sociedade e Estado (Resocie-UnB), traz três importantes contribuições aos campos de estudo sobre movimentos sociais, ativismos e relações entre sociedade e Estado. Primeiramente, destaca-se a contribuição do modelo analítico que orienta as análises que integram o livro. Dialogando criticamente com os resultados de pesquisas e com as formulações teóricas produzidas pelas literaturas nacional e internacional contemporâneas, o modelo analítico proposto oferece recursos teóricos férteis para apreender e analisar processos nos quais enquadramentos interpretativos e repertórios de ação coletiva se (re)constroem a partir de relações marcadas por contingências, agenciamentos múltiplos, incertezas e conflitos.
A segunda contribuição do livro, tal como expressa seu subtítulo, é a proposição de um referencial teórico adequado para abordar contextos particulares conceituados como “contextos turbulentos”. Em tais contextos, elementos como incerteza e contingência tornam-se particularmente intensos, demandando dos atores a experimentação de novas ideias e práticas em busca de respostas aos desafios urgentes das “situações problemáticas” vivenciadas. Buscando ir além da ideia genérica de “crise”, o conceito de contextos turbulentos oferece um instrumento teórico útil para identificar e analisar contextos específicos, como o vivenciado no período pandêmico, nos quais a configuração da ação coletiva e da conflitualidade social assumem características particulares.
Por fim, a terceira importante contribuição do livro é a exemplificação de um modelo de produção de conhecimento coletivo e colaborativo inovador no âmbito das ciências sociais brasileiras. Mostrando a potência da colaboração para a criação de um espaço de formação científica e de produção de conhecimento qualificado, o presente livro e, mais amplamente, o trabalho desenvolvido pelo Resocie indicam um caminho promissor para a pesquisa social no Brasil."
- Marcelo Kunrath Silva
Com textos de: Ana Carolina Vaz, Anne Karoline Vieira, Ana Karine Pereira, Cleyton Feitosa Pereira, Debora Rezende de Almeida, Denise do Carmo Direito, João Victor Barbosa Ferreira, Lorena Vilarins, Mariana de Souza Fonseca, Marília Silva de Oliveira, Marina Fernandes, Marisa von Bülow, Matheus Baccarin e Rebecca N. Abers
No princípio era uma bíblia cor-de-rosa, a origem de tudo reescrita. E aí tem: Björk, libélula, incenso, Tetine feat. Claudia Wonder, bombom belga, ca..
A Ilíada narra os eventos próximos à queda de Troia. Seu fio condutor, explicitado já no primeiro verso do poema, é a ira de Aquiles. Essa ira devasta..
Este não é apenas mais um livro sobre a dor, a morte, o sentimento e as sensações de perder alguém muito próximo. É mais: um relato duro, perplexo, de..
Obra central na carreira sociológica do autor, este livro constrói uma correspondência entre práticas culturais e classes sociais, evidenciando as rel..
Por meio da devoção sacrificial, corpos sacrificados, identificados ao corpo do Cristo sofredor, passam de vítimas desorientadas pelo sofrimento a age..
“A fenda” é composta por uma coletânea de poemas de Marco Antonio de Abreu Scapini. Trata-se de um testemunho da sobrevivência da palavra desde sua pr..
A que ponto chegamos? Realmente vai ser necessária muita criatividade para escaparmos de um ponto final do jeito que a coisa anda, dois pontos: traves..
A literatura produzida por mulheres tem recebido, nas últimas décadas, maior atenção e reconhecimento em nível global. Configura-se, contudo, ainda co..
A civilidade posta à prova, cuidados para uma mulher à beira da morte, uma menina que, mesmo machucada, ainda deseja, os joelhos ralados pela desobedi..
Quais eram as perspectivas da mulher na Rússia, na segunda metade do século XIX? Como era retratada a mulher na literatura russa naquela época? E, sob..
O livro que o leitor tem em mãos oferece uma perspectiva renovadora e empiricamente rica para se compreender a ação dos movimentos sociais e dos ativi..
O livro Histórias de vida e (re)existência à homofobia: um percurso narrativo a partir das experiências de cis-homens-gays é uma obra sensível, afetiv..
Qual o lugar da antropologia no mundo contemporâneo? Para responder a essa pergunta, Michael Fischer refaz a trajetória da disciplina e apresenta os m..
O tema “promoção de saúde” tem sido utilizado de diversas maneiras, para atender sentidos diferentes, e usado conforme interesses absolutamente distin..
28 nomes da literatura brasileira contemporânea. 15 objetos pessoais de Caio Fernando Abreu. É o fruto desse encontro que o leitor tem agora em mãos. ..
VIVER, NARRAR & FORMAR: trajetórias de docentes fisioterapeutas revela-nos uma jovem autora-professora-pesquisadora que, encantada com a docência e pe..
Problematizar a clínica com as perversões trata-se de uma questão ética, pois esse campo encontra-se impregnado de moralismos e preconceitos. Frequent..
Plantão psicológico com famílias: pausa para reflexões possíveis tem por objetivo refletir sobre a experiência de psicólogos plantonistas que realizam..
Efeito vó Tuna é sobre a construção de um laço indestrutível entre uma neta e sua avó. Uma história verdadeira, cheia de memórias, reflexões, risadas ..
Numa prosa refinada e de intenso apelo visual, Audur Ava Ólafsdóttir constrói uma espécie de romance de formação, cujo protagonista nos cativa com sua..