O livro As outras constelações reúne, pela primeira vez em português, textos escritos por mulheres que participaram da construção e do debate do movimento romântico alemão, na passagem do século XVIII para o XIX. O interesse por esse movimento – que procurou repensar os limites da literatura e da filosofia, associando práticas experimentais de composição textual a conceitualizações inovadoras – tem se ampliado sensivelmente nos últimos anos, mas sempre de modo concentrado em seus escritores homens: Novalis e os irmãos Friedrich e August Schlegel, por exemplo. A tradução anotada de Fabiano Lemos, professor de filosofia da UERJ, para textos de autoras como Caroline Schelling-Schlegel, Sophie Bernhardi, Rahel Varnhagen, Karoline von Günderrode e muitas outras tem por objetivo mostrar em que sentido a escrita romântica foi, também, o lugar de produção de formas de resistência social que conjugam o poético, o filosófico e o político: algo que, de certa maneira, antecipa não apenas as posições de Walter Benjamin e Jacques Derrida, mas encontra reverberações antes insuspeitas em trabalhos de importantes feministas do século XX.
A antologia é composta por textos de Sophie Mereau, Caroline Schlegel-Schelling, Sophie Bernhardi, Karoline von Günderrode, Dorothea von Schlegel, Rahel Varnhagen, Caroline Pichler, Caroline de La Motte Fouqué, Bettina von Arnim, Henriette Herz.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
O livro As outras constelações reúne, pela primeira vez em português, textos escritos por mulheres que participaram da construção e do debate do movim..
A proclamação da República em 1889 foi fruto de um golpe militar apoiado na última hora por um grupo de republicanos civis. Após cinco anos de governo..
Este livro lança um olhar sobre as práticas docentes no dia a dia da escola, discute temas como bullying e intolerância religiosa ocorridos nas escola..
A presente obra tem como objetivo relatar práticas pedagógicas de professores e professoras que atuam com a formação profissional em Educação Física e..
O latim, língua de um povo "amoroso e ávido de raças estrangeiras", segundo a célebre fórmula de Nietzsche, tornou-se no Ocidente, durante quase dois ..
Quando procuramos compreender com maior profundidade um processo qualquer, usamos como métodos a especialização, a compartimentação, a divisão. Porém ..
O que é o tempo? O que é a verdade?Concordo com J. L. Borges (1899-1986), para quem o tempo não existe: é apenas uma convenção. Além do tempo cronológ..
Um livro que fala sobre, os impactos dos modelos gerencias na administração pública, lança um novo olha em pleno século XXI, pós-eleição presidencial ..