Este livro é resultado de um Colóquio realizado na Faculdade de Letras da UFMG (FALE) com o tema título: Deus(es) na Literatura. Em decorrência dos debates suscitados nesse encontro científico, as apresentações orais foram transformadas nos interessantes textos que nos são oferecidos nesta publicação. O volume foi dividido em seis partes que organizam os conteúdos e o teor dos trabalhos em uma gradação que vai da primeira seção, de título “Teorias teológicas”, passando por “Deus(es) na Antiguidade Clássica”, “Deus(es) nas literaturas de língua portuguesa”, “Deus(es) nas literaturas de língua estrangeira” e “Deus(es) na música” para finalizar com a VI parte, “Sarau”, que recolhe um conjunto de poemas de André Araújo, A vila do sino, e a narração de uma apresentação de cantos latinos que vincularam o canto à poesia e à experiência do divino por meio da música.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Este livro é resultado de um Colóquio realizado na Faculdade de Letras da UFMG (FALE) com o tema título: Deus(es) na Literatura. Em decorrência dos de..
história da Educação em Desenho: institucionalização, didatização e registro do saber em livros didáticos luso-brasileiros é dedicado aos amantes da a..
Uma série de fluxos de imagens, valores, símbolos e representações sociais prenunciam o surgimento das novas dimensões culturais da globalização nos a..
Narrativas historiográficas cristalizaram a imagem do negro como personagem social pouco mobilizado e excluído dos processos de participação política...
Estudar Dona Benta era paixão antiga. Sempre tive um carinho especial por tal personagem da saga lobatiana. Não fui leitora infantil de Lobato, li ape..
O cortesão, publicado pela primeira vez em 1528, é um dos livros mais conhecidos e mais característicos do Renascimento italiano. Relata as conversas ..
O livro Economia de Defesa: Aportes teóricos, novos temas e o caso do Brasil se apresenta como o primeiro manual do Brasil da área, resultado do traba..
O livro Educação infantil, formação e prática docente nas tramas da arte: diálogos com Anna Marie Holm e Vea Vecchi reúne dez artigos produzidos no co..
A obra de Carla Alves de Souza tem como tema a circulação e apropriação de ideias educacionais no campo da Educação Matemática. Especificamente, a aut..
Compreender a natureza é algo que buscamos desde os primórdios dos tempos. Nesse sentido, a Ciência é a mais bem-sucedida experiência realizada pelo H..