Se há uma palavra que dá o tom de Fator Alencar é a palavra equilíbrio. É sabido que a figura de Alencar, e por ressonância a sua obra, viu-se cercada por inúmeras polêmicas, o que, aliás, ocorre com todos aqueles que ultrapassam a linha imaginária que separa os ícones dos que se misturam em um nível inferior. Daí que muitos imprudentes buscassem desqualificar a obra do escritor cearense, esgrimindo os mais diversos argumentos. E quando se produz um livro como este, que incide tão singularmente sobre a obra do autor de O guarani, seria de se esperar uma espécie de mutirão para promover a obra de Alencar em uma linearidade que destacaria o seu lado luminoso. Mas o livro percorre, como disse, a senda do equilíbrio, projetando a inegável qualidade da obra, mas também destacando inúmeros pontos que foram alvo de críticas.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Se há uma palavra que dá o tom de Fator Alencar é a palavra equilíbrio. É sabido que a figura de Alencar, e por ressonância a sua obra, viu-se cercada..
O livro Envelhecer: uma visão multiprofissional é fruto de um trabalho interdisciplinar que pretende facilitar o estudo do envelhecimento de forma amp..
Neste livro, O professor de apoio: reflexos e desdobramentos das públicas de inclusão na educação especial, em breve histórico, remetemo-nos ao contex..
Sonhar tem como propósito encontrarmos um motivo real para acordarmos e vivermos o dia com alegria. Viver com alegria é ir à procura de momentos de fe..
O número de pessoas obesas tem aumentado em todas as partes do mundo nas últimas décadas e a prevalência da doença em crianças chama a atenção pelo rá..
Neste volume, Marcelo Carvalho relaciona teoria e experiência, partindo da noção aristotélica de teoria e prática, até chegar a questões contemporânea..
Em Portais da Alma: a Psicologia Analítica e as Conexões Criativas e Portais da Alma Integradoras da Natureza Psíquica, a autora revela, em linguagem ..
Conceito Jurídico de Meio Ambiente no Direito Brasileiro discute a conceituação de meio ambiente na Lei n.º 6.938/81, que trata da Política Nacional d..
A almotaçaria foi um dos mais tradicionais ofícios da administração Ibérica. Profundamente marcados pelas civilizações islâmicas, os almotacés foram o..
A obra Vozes e vidas de jovens escolares LGBTQIA+ insere-se no campo da educação em sexualidade, na perspectiva da promoção da saúde e dos direitos hu..