Se há uma palavra que dá o tom de Fator Alencar é a palavra equilíbrio. É sabido que a figura de Alencar, e por ressonância a sua obra, viu-se cercada por inúmeras polêmicas, o que, aliás, ocorre com todos aqueles que ultrapassam a linha imaginária que separa os ícones dos que se misturam em um nível inferior. Daí que muitos imprudentes buscassem desqualificar a obra do escritor cearense, esgrimindo os mais diversos argumentos. E quando se produz um livro como este, que incide tão singularmente sobre a obra do autor de O guarani, seria de se esperar uma espécie de mutirão para promover a obra de Alencar em uma linearidade que destacaria o seu lado luminoso. Mas o livro percorre, como disse, a senda do equilíbrio, projetando a inegável qualidade da obra, mas também destacando inúmeros pontos que foram alvo de críticas.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Se há uma palavra que dá o tom de Fator Alencar é a palavra equilíbrio. É sabido que a figura de Alencar, e por ressonância a sua obra, viu-se cercada..
O livro A tragédia da política (Relações Internacionais), o primeiro de uma série do Grupo de Pesquisas em Teoria, Arte e Política (GTAP), atende ao i..
O livro Análise técnica de econômica de híbridos de milho safra 2015/16 submetida a diferentes épocas de semeadura nos traz uma pesquisa sobre a cultu..
Este livro é de leitura obrigatória para todos que desejam entender a história por trás da guerra entre Rússia e Ucrânia, e a decisão histórica do Tri..
Este é um livro sobre o entre-lugar do professor de línguas, um ser essencialmente híbrido, que se caracteriza por habitar uma zona invisível de front..
O livro educacionais no cenário brasileiro: reificações e contradições no sistema capitalista traz diversos estudos realizados sobre temáticas importa..
A Educação a Distância sempre foi considerada um “entre lugar” para a pesquisa acadêmica, pois é a partir dela que muitos (pre)conceitos foram instaur..
Nos últimos anos, a história da educação matemática tem possibilitado a abertura de um diálogo muito proveitoso entre o passado e presente do ensino d..
Histórias de Leituras: diferentes modos, lugares e leitores é uma obra tecida na interface de pesquisas que tematizam a leitura numa perspectiva inclu..
As reflexões de Friedrich Schiller (1759-1805) sobre os efeitos da cultura estética na formação do homem, desenvolvidas na correspondência com o Prínc..