Se há uma palavra que dá o tom de Fator Alencar é a palavra equilíbrio. É sabido que a figura de Alencar, e por ressonância a sua obra, viu-se cercada por inúmeras polêmicas, o que, aliás, ocorre com todos aqueles que ultrapassam a linha imaginária que separa os ícones dos que se misturam em um nível inferior. Daí que muitos imprudentes buscassem desqualificar a obra do escritor cearense, esgrimindo os mais diversos argumentos. E quando se produz um livro como este, que incide tão singularmente sobre a obra do autor de O guarani, seria de se esperar uma espécie de mutirão para promover a obra de Alencar em uma linearidade que destacaria o seu lado luminoso. Mas o livro percorre, como disse, a senda do equilíbrio, projetando a inegável qualidade da obra, mas também destacando inúmeros pontos que foram alvo de críticas.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Se há uma palavra que dá o tom de Fator Alencar é a palavra equilíbrio. É sabido que a figura de Alencar, e por ressonância a sua obra, viu-se cercada..
Neste volume, Vladimir Safatle discute a gênese do conceito de dever na filosofia moderna focando, para isto, em problemas ligados ao desenvolvimento ..
O livro Jogos e mediação docente: contribuições para o ensino da Matemática apresenta um relato de experiência com os jogos matemáticos realizado com ..
O livro Constructos multidimensionais da resiliência acadêmica: discutindo o “ocaso” no curso de formação de professores em Ciências Biológicas e a pe..
A obra busca reposicionar o currículo como espinha dorsal da estrutura educativa. De forma recorrente, a temática está presente nas normativas que reg..
“Caído o livro no colo, e fruída a experiência boa do primeiro momento, detém-se prolongadamente o nosso olhar de leitor nos marcadores de mensagem, l..
O livro que temos em mãos traz à luz uma faceta pouco conhecida de Fayga Ostrower: a de designer de estampas. Vanessa Mendonça, pesquisadora sensível ..
O livro A gestão de Renato Soeiro na direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) (1967-1979) traz uma nova perspectiva s..
No início do século XX, um jornalista literário vindo de Caruaru-PE para o Rio de Janeiro é um dos nomes mais respeitados da literatura brasileira. Ma..
Defeitos para o mundo dos sério reúne a produção recente da artista visual Ana Prata. Em meio à seleção de pinturas da artista, é possível acompanhar ..