Walter Benjamin tem sido cuidadosamente estudado há décadas no Brasil, nas áreas de Filosofia, História, Letras, Artes, Ciências Sociais, Comunicação, Cinema, Direito, Música, Arquitetura, etc., e vem marcando decisivamente as reflexões que têm sido produzidas nos campos da estética e das artes, da ética e da política, da linguagem e da epistemologia. Por ocasião dos oitenta anos de sua morte em 2020 (Berlim, 15 de julho de 1892 – Portbou, 27 de setembro de 1940), este livro reúne textos de especialistas brasileiros(as) em torno da obra do autor. Entretanto, não se trata apenas de um livro sobre Benjamin, e sim, como indica o próprio título, de um livro sobre e para o hoje a partir do pensamento benjaminiano.
Com textos de: Aléxia Bretas, Augusto de Carvalho, Carla Damião, Daniel Pucciarelli, Ernani Chaves, Helano Ribeiro, Imaculada Kangussu, João Emiliano Fortaleza de Aquino, Luciano Gatti, Marcelo de Mello Rangel, Márcio Seligmann-Silva, Olgária Matos e Rafael Haddock-Lobo.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Walter Benjamin tem sido cuidadosamente estudado há décadas no Brasil, nas áreas de Filosofia, História, Letras, Artes, Ciências Sociais, Comunicação,..
Passado em Caleidoscópio: versões quadrinizadas da Independência do Brasil no Sesquicentenário e Bicentenário, fruto de pesquisa apoiada pela Fundação..
Na obra O ser-aí cego, o autor, à luz do método fenomenológico e no modo de pensar e fazer pesquisa qualitativa, conforme indicado em seu subtítulo, e..
Um dos mais evidentes ganhos da literatura é a possibilidade de tomarmos contato com a diversidade, significada pelas múltiplas percepções da vida, e ..
Ensinar Ciências nos anos iniciais com histórias em quadrinhos: a criação de sessões de leitura expõe uma breve linha do tempo das histórias em quadri..
Da verdade dos espaços aos espaços da verdade: uma genealogia em Michel Foucault investiga o tema do espaço e seus efeitos a partir da historicidade d..
Corpoema: a vida como obra de arte aborda a questão da autoeducação a partir da perspectiva de Friedrich Nietzsche e outros pensadores, para pensar fi..
Sóror Juana Inês de La Cruz: Escrita de Si e Recepção, lança um olhar, sobre a sociedade onde somente os homens tinham acesso ao mundo do saber,ao Ens..
A dívida impagável implode o edifício da filosofia ocidental e nos oferece não apenas um instrumental teórico, mas também uma fabulosa metodologia exp..
Este livro, a partir da análise do processo de discussão das educacionais desde a elaboração da Constituição de 1988, busca identificar o conteúdo das..