Walter Benjamin tem sido cuidadosamente estudado há décadas no Brasil, nas áreas de Filosofia, História, Letras, Artes, Ciências Sociais, Comunicação, Cinema, Direito, Música, Arquitetura, etc., e vem marcando decisivamente as reflexões que têm sido produzidas nos campos da estética e das artes, da ética e da política, da linguagem e da epistemologia. Por ocasião dos oitenta anos de sua morte em 2020 (Berlim, 15 de julho de 1892 – Portbou, 27 de setembro de 1940), este livro reúne textos de especialistas brasileiros(as) em torno da obra do autor. Entretanto, não se trata apenas de um livro sobre Benjamin, e sim, como indica o próprio título, de um livro sobre e para o hoje a partir do pensamento benjaminiano.
Com textos de: Aléxia Bretas, Augusto de Carvalho, Carla Damião, Daniel Pucciarelli, Ernani Chaves, Helano Ribeiro, Imaculada Kangussu, João Emiliano Fortaleza de Aquino, Luciano Gatti, Marcelo de Mello Rangel, Márcio Seligmann-Silva, Olgária Matos e Rafael Haddock-Lobo.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Walter Benjamin tem sido cuidadosamente estudado há décadas no Brasil, nas áreas de Filosofia, História, Letras, Artes, Ciências Sociais, Comunicação,..
Seria o inconsciente uma escrita? Qual seria a relação entre inconsciente e escrita? Segundo a concepção freudiana presente na Interpretação dos sonho..
O livro Suplementos de Matemática: Geométricos, Algébricos e Aritméticos tem por finalidade precípua ensinar estes suplementos para o Ensino Fundament..
O livro Narrativas sobre a pessoa com deficiência durante a pandemia da Covid-19: acesso, educação e sociedade propõe um olhar sobre a pessoa com defi..
No livro Uma avaliação dos 15 anos da Lei 10.639/2003, o autor procura avaliar o desenvolvimento da Lei 10.639/2003, considerando que essa alteração r..
Contracolonização é o conceito-chave desta obra de Antônio Bispo, que contrapõe de forma desconcertante o modo de vida quilombola ao da sociedade colo..
O livro apresenta scripts de espetáculos de teatro de temática científica expostos no XV CIÊNCIA EM CENA. Os textos são processos criativos de cada gr..
Conscientemente, ninguém colocará em dúvida que viver é um exercício de realizar escolhas em meio à convivência com outras pessoas. Seja no plano étic..
A obra Interface saúde e meio ambiente reflete os caminhos trilhados por acadêmicos e docentes que, em parceria, trazem uma abordagem interdisciplinar..
Benedicto Galvão foi o primeiro presidente negro da OAB-SP. Como no pós-Abolição um não branco infiltrou-se ou foi infiltrado em instituições “onde a ..