Walter Benjamin tem sido cuidadosamente estudado há décadas no Brasil, nas áreas de Filosofia, História, Letras, Artes, Ciências Sociais, Comunicação, Cinema, Direito, Música, Arquitetura, etc., e vem marcando decisivamente as reflexões que têm sido produzidas nos campos da estética e das artes, da ética e da política, da linguagem e da epistemologia. Por ocasião dos oitenta anos de sua morte em 2020 (Berlim, 15 de julho de 1892 – Portbou, 27 de setembro de 1940), este livro reúne textos de especialistas brasileiros(as) em torno da obra do autor. Entretanto, não se trata apenas de um livro sobre Benjamin, e sim, como indica o próprio título, de um livro sobre e para o hoje a partir do pensamento benjaminiano.
Com textos de: Aléxia Bretas, Augusto de Carvalho, Carla Damião, Daniel Pucciarelli, Ernani Chaves, Helano Ribeiro, Imaculada Kangussu, João Emiliano Fortaleza de Aquino, Luciano Gatti, Marcelo de Mello Rangel, Márcio Seligmann-Silva, Olgária Matos e Rafael Haddock-Lobo.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Walter Benjamin tem sido cuidadosamente estudado há décadas no Brasil, nas áreas de Filosofia, História, Letras, Artes, Ciências Sociais, Comunicação,..
é crescente, nos últimos anos, o interesse pelos gêneros do discurso, e, com a expansão do ensino universitário, notadamente por iniciativa do Governo..
Aurora do teatro moderno, a tragédia grega, profundamente ligada a cultos e tradições, é também um reflexo da vida pública do período clássico. Numa é..
Praticaspolíticas de violências tecidas nos cotidianos de escola e sobre os efeitos e sentidos de escolas compartilhados entre os praticantes resulta ..
A História subjetiva de Ruth aos cuidados do SUS traz uma perspectiva diferente sobre a subjetividade no desenvolvimento humano. Contando a história d..
Nos pés há uma representação fiel de todo organismo, havendo no mínimo um plexo nervoso relacionado a cada órgão ou víscera. Estimulados corretamente,..
O thriller A noite do massacre, de Carlos Heitor Cony, retrata diferentes personagens que têm suas vidas transformadas por um violento incidente. Marc..
O professor, enquanto mente que discrimina o saber, especifica e qualifica o conhecimento das diferentes áreas do desenvolvimento humano. Por natureza..
Todas as áreas do saber, do senso comum ao conhecimento mais formal, são influenciadas por estruturas de crenças e modelos de realidade implícitos, de..
Fazer um livro cheio de humor, que seja ao mesmo tempo tocante e profundo, é uma tarefa difícil. Charles Portis é um dos raros escritores que consegue..