Walter Benjamin tem sido cuidadosamente estudado há décadas no Brasil, nas áreas de Filosofia, História, Letras, Artes, Ciências Sociais, Comunicação, Cinema, Direito, Música, Arquitetura, etc., e vem marcando decisivamente as reflexões que têm sido produzidas nos campos da estética e das artes, da ética e da política, da linguagem e da epistemologia. Por ocasião dos oitenta anos de sua morte em 2020 (Berlim, 15 de julho de 1892 – Portbou, 27 de setembro de 1940), este livro reúne textos de especialistas brasileiros(as) em torno da obra do autor. Entretanto, não se trata apenas de um livro sobre Benjamin, e sim, como indica o próprio título, de um livro sobre e para o hoje a partir do pensamento benjaminiano.
Com textos de: Aléxia Bretas, Augusto de Carvalho, Carla Damião, Daniel Pucciarelli, Ernani Chaves, Helano Ribeiro, Imaculada Kangussu, João Emiliano Fortaleza de Aquino, Luciano Gatti, Marcelo de Mello Rangel, Márcio Seligmann-Silva, Olgária Matos e Rafael Haddock-Lobo.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Walter Benjamin tem sido cuidadosamente estudado há décadas no Brasil, nas áreas de Filosofia, História, Letras, Artes, Ciências Sociais, Comunicação,..
A versão moderna de Noite de reis — a comédia mais luminosa de William Shakespeare —, criada por um dos escritores mais geniais do Brasil.
Originalmen..
O livro Gestão democrática nas perspectivas de Paulo Freire e Tsunesaburo Makiguchi: narrativas autobiográficas aborda os desafios que atualmente se f..
O livro Como avaliar a satisfação do aluno com deficiência no contexto acadêmico aborda questões relevantes e atuais sobre a continuidade da escolariz..
A obra Reflexões e desafios para ensinar em tempos modernos defende que não se faz educação isoladamente, mas necessita-se de um conjunto de pessoas, ..
O livro Narrativas sobre a pessoa com deficiência durante a pandemia da Covid-19: acesso, educação e sociedade propõe um olhar sobre a pessoa com defi..
Este é um livro para todos aqueles a quem interessa pensar o conceito de justiça, suas nuances, seus imperativos e desafios sociais. Nele, tanto os es..
A identidade é um termo de muitos significados, que pode estar referida ao campo da interioridade, daquilo que as pessoas reconhecem como um si mesmo,..
O livro A desproporcionalidade das penas e as decisões judiciais constata a necessidade de se efetivar no Brasil o controle de constitucionalidade da ..
Neurofeedback em estudantes sem transtorno de atenção destina-se a apresentar aos psicólogos brasileiros o neurofeedback enquanto técnica útil ao dia ..