Olhos azuis, Cabelos pretos, romance de 1986 de Marguerite Duras, se desenrola no quarto de uma casa à beira-mar, de onde se ouve o barulho das ondas e se escuta o ruído sensual de transeuntes notívagos. Antes de tudo (ou nada) acontecer, um jovem estrangeiro de olhos azuis enigmáticos e cabelos pre..
Limite dá prosseguimento a uma indagação sobre a mímesis que se iniciara em 1980. À pergunta por que tão longo questionamento poder-se-ia responder porque a pergunta tem sido calada desde a Poética de Aristóteles. Mais precisamente, porque tem-se-lhe respondido com variantes para a imitatio de Horác..
Os dois volumes de O Trágico, o Sublime e a Melancolia são um desdobramento do 12º Congresso Internacional de Estética, realizado em Belo Horizonte em 2015, e reúne artigos produzidos por pesquisadores muito diversos, seja do ponto de vista geracional, seja do ponto de vista da abordagem, nos mostra..
Os dois volumes de O Trágico, o Sublime e a Melancolia são um desdobramento do 12º Congresso Internacional de Estética, realizado em Belo Horizonte em 2015, e reúne artigos produzidos por pesquisadores muito diversos, seja do ponto de vista geracional, seja do ponto de vista da abordagem, nos mostra..
Os sertões – marco fundamental nos estudos sobre a formação brasileira, ao lado de Casa-grande e senzala e Raízes do Brasil – foi escrito a partir de um trabalho jornalístico sobre a rebelião de Canudos, liderada por Antonio Conselheiro e duramente reprimida pelo governo.
Além do texto estabelecid..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mundo. Seja qual for o modelo de compreensão que imputamos sobre a produção artística desde o pós-guerra, a arte não nos apresenta garantias de compreen..