Este livro traz reproduções das obras do artista plástico Sergio Romagnolo, além de fotos de exposições. Inclui textos de Agnaldo Farias, de Oswaldo Corrêa da Costa e do próprio Romagnolo. Ao final, encontra-se a versão em inglês dos textos...
Sérgio Ricardo é um artista múltiplo. Compositor, cineasta, artista plástico, escritor, sua obra é uma das mais significativas da cena cultural brasileira desde os anos 1960, assim como é uma das mais desconhecidas. Esse desconhecimento não é apenas relativo ao grande público, aos circuitos do "merc..
Em 1979, mais de setenta mil trabalhadores ocuparam o estádio de futebol da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, para debater a greve que, entre paralisações e tréguas, durou sessenta dias. Quarenta anos depois, em 2016, a publicação de "O pão e a pedra" traz à cena os principais agentes daquele..
No box "Três peças da Companhia do Latão", a Temporal lança, em edição inédita e especial, as peças: "Os que ficam", "O pão e a pedra" e "Lugar nenhum". As obras são de autoria do dramaturgo Sérgio de Carvalho, em colaboração com o grupo teatral Companhia do Latão, e lançam olhar sobre o Brasil das ..
Escrita em 2018, em comemoração aos vinte anos da Companhia do Latão, "Lugar nenhum" é uma peça-ensaio em que são exploradas as contradições e a paralisia de parte da intelectualidade brasileira frente às mudanças históricas que o país então vivia no fim da década de 1960...
Escrita em 2015, "Os que ficam" apresenta uma reflexão sobre as dificuldades da arte política na atualidade, a partir do retrato de um grupo de artistas que ensaia a peça "Revolução na América do Sul", de Augusto Boal, na década de 1970, período de endurecimento da ditadura civil-militar no Brasil...
O livro Estética da aproximação apresenta uma análise das imagens de três minisséries de Luiz Fernando Carvalho (Hoje é dia de Maria (2005); Capitu (2008-2009) e Afinal, o que querem as mulheres? (2010)), e oferece um olhar estético para quem não somente assiste e aprecia os programas de televisão, ..
O contato com este livro é um gesto leitor. De modo automático, buscamos sentido ao que nos toca a pele, instiga nossos olhos e nos mobiliza. Queremos que você, leitor/leitora, no contato com este livro, sinta-se estimulado(a) a conhecer o que nos propusemos a apresentar: uma reflexão sobre o percur..
“Este livro pode ser lido como a história de um caderninho". É através da figura do pequeno caderno de notas de capa verde que Chejfec inicia a viagem ensaística e narrativa que imprime em Últimas notícias da escrita. Um pequeno caderno de notas, esquecido numa vitrine pouco glamurosa, desenrola o f..
Agentes, hegemonia e poder na produção do espaço lança um novo olhar sobre as transformações espaciais ocorridas nas metrópoles brasileiras. Sua linha de entendimento envolve a percepção das práticas espaciais a partir da análise do jogo político promovido por diferentes agentes que lutam por sua he..
Educação Tributária propõe uma reflexão acerca do arranjo tributário brasileiro e procura lançar certa objetividade na discussão de nosso modelo tributário. Por meio de uma exposição normativa e histórica, tenta compreender como uma tributação que gira em torno de 40% de toda a riqueza produzida no ..
Filosofia, religião, ciência e educação, são temas bastante discutidos e relevantes na sociedade atual, e pode não parecer, mas eles têm ligação entre si. Tendo como inspiração esses temas, o autor Mario Sergio Cortella elaborou seu mais novo trabalho, "Pensar bem nos faz bem! - Pequenas reflexões s..
Chico Mendes, aquele tiro não calou o movimento! Chico Mendes foi assassinado em 22 de dezembro de 1988, em sua casa, na cidade de Xapuri. Três anos antes, em outubro de 1985, Chico e seus companheiros fundaram o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), durante o I Encontro Nacional dos Seringueiro..
No livro Drogas e suas imagens: ensaios sobre a experiência com psicoativos, Getulio S. S. Pinto lança um olhar singular sobre a famigerada questão do uso de substâncias psicoativas ilegais. Fazendo um híbrido entre contos literários, discussões de cunho genealógico e debates dos campos da filosofia..
Esta caixa reuni os 04 livros da coleção "Pensar bem nos faz bem! - Pequenas reflexões sobre grandes temas", elaborada pelo autor Mario Sergio Cortella. Os textos são baseados nas falas diárias do autor na rádio CBN e trazem o olhar da Filosofia sobre temas do quotidiano. O primeiro volume fala sobr..
O sentido da visão é considerado o mais importante para a percepção do mundo, utilizando cerca de 40% dos 100 bilhões de neurônios do cérebro humano. A biologia humana permite, por meio da fisiologia do sistema visual, possibilidades perceptivas diferentes, que constituem o foco deste livro.Orientad..
A mentalidade do colono, mercenário, dono de escravo e explorador está enraizada na cabeça de muitos brasileiros, muitos deles não só donos de terras, mas governadores, prefeitos, empresários etc. Aos descendentes dos que forçadamente construíram o país, não há tempo para lamentos, reclamações ou dr..
Numa pequena cidade de um país não identificado morava um sonhador que, de sua janela, numa rotina entediante, visualizava partir para um grande centro urbano que viesse a transformar sua pacata vida em uma vida vibrante.
Do silêncio profundo de sua cidade, mergulhou no ensurdecedor barulho de uma m..
Felicidade foi-se embora? A tristeza não tem fim, mas a felicidade sim? É impossível ser feliz sozinho? Três dos mais prestigiados autores do país se reúnem nesta obra para falar da Felicidade, este tema que nos inquieta, nos provoca e incita a construir todos os dias a base para alcançar este momen..
Notando as lacunas na minha experiência de docência nos alunos de psicanálise, resolvi escrever este livro na esperança de melhor norteá-los na sua vida acadêmica. Para traçar um paralelo entre Schopenhauer e tantos outros filósofos que estiveram perto de abrir os portões do inconsciente e Freud, fa..
Juventude rural e conflitos socioambientais no Brasil: existências e resistências faz parte dos resultados da pesquisa intitulada “Mapeamento das ações da juventude rural sobre as mobilizações e conflitos socioambientais no Brasil”, desenvolvida com apoio do Edital Universal 2016 – CNPq. A obra cont..
Princípios eternos para uma vida abundante foi desenvolvido como um trabalho de pesquisa inspirado nas Escrituras, no sentido do texto grego de Paulo em 2 Timóteo (3.16), onde o termo theopneustos significa soprado para fora. Normalmente, ensinamos a palavra de Deus às pessoas para torná-las melhore..
Nada é superficial neste trabalho sobre o teatro de Shakespeare. Toda informação é pesquisada e comprovada. Durante a leitura tem-se a impressão de ouvi-lo falar, a tal ponto a redação é fluente e agradável. E o que é mais importante: o livro é gostoso de ler. Há tal quantidade de informações a resp..
A ideia de trabalho como castigo precisa ser substituída pelo conceito de realizar uma obra... Enxergar um significado maior na vida aproxima o tema da espiritualidade do mundo do trabalho.Depois do sucesso de "Não Nascemos Prontos" e "Não espere pelo epitáfio" Mario Sergio Cortella publica, também ..