Este livro é fruto do colóquio Lúcio Cardoso – 50 anos depois, ocorrido em 14 de setembro de 2018, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, por intermédio do seu Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e do Acervo dos Escritores Mineiros.Mineiro de Curvelo, Lúcio Cardoso estreou em 1934 com o romance Maleita, escrito na adolescência, evoluindo até a sua obra-prima – Crônica da Casa Assassinada – publicada em 1959. De uma obra múltipla, marcada pelo distanciamento dos temas sociais de linhagem marxista de denúncias sociais, tão ao gosto da época, Lúcio enveredou pela investigação intimista da condição humana, pela análise das vicissitudes existenciais de ordem ontológica, comportamental e religiosa. Dessa forma, alinhou-se às propostas literárias de Octávio de Faria, Cornélio Penna, Augusto Frederico Schmidt, Clarice Lispector e a alguns aspectos de Guimarães Rosa, entre outros. Tudo isso confere à obra de Lúcio Cardoso um lugar ímpar na literatura brasileira, com uma qualidade inquestionável e que ainda precisa ser descoberta e sentida pelas novas gerações.O livro conta com textos de Leandro Garcia Rodrigues, Rafael Cardoso, Ésio Macedo Ribeiro, Gustavo Silveira Ribeiro, Denilson Lopes, Walmir Ayala, Marília Rothier Cardoso, Elizabeth Cardoso, Fernando Monteiro de Barros, Ruth Silviano Brandão, Beatriz Damasceno, Rodrigo Coppe Caldeira, Valéria Lamego, Luiz Carlos Lacerda e Andrea de Paula Xavier Vilela.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Este livro é fruto do colóquio Lúcio Cardoso – 50 anos depois, ocorrido em 14 de setembro de 2018, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de M..
O livro Riscos climáticos e perspectivas da gestão ambiental na Amazônia é o resultado da síntese dos melhores artigos apresentados na 5ª edição do Se..
O livro Diferentes olhares sobre a formação profissional em Educação Física traz um mosaico daquilo que vem sendo o foco de debates da Educação Física..
O livro Ferenczi e Winnicott: uma leitura psicanalítica e descolonial sobre a confusão e a invenção de línguas entre adultos e crianças é um estudo so..
O livro União dos Homens de Cor (UHC) analisa alguns aspectos desse importante grupo fundado em Porto Alegre, em 1943, e que em cinco anos se ramificav..
As sociedades humanas sempre tiveram, em todas as épocas e formas de organização, especial atenção ao uso e ocupação da terra. A razão óbvia: Todas as..
Este livro traz resultados reveladores de uma pesquisa realizada, não apenas pelos impactos da pandemia nas formas de organização e desenvolvimento do..
O livro Venezuela e o chavismo em perspectiva: análises e depoimentos busca abordar distintos temas da realidade venezuelana a partir da ascensão de H..
Escrever é um exercício humano como outro qualquer. Requer preparo físico, uma boa dose de sensibilidade, de estar bem ou mal com a vida, disciplina, ..
O livro Maria Nicolas: além do bê-a-bá – A trajetória de uma normalista negra no Paraná tece de forma não linear as relações sociais e estruturais no ..