Um trabalho que se detém na presença e no significado (especificamente psicanalítico) do pai, em toda a sua extensão cultural, histórica, simbólica e subjetiva. Com base na famosa obra de Freud Totem e tabu (1912-13), o autor enfrenta a questão da proibição do incesto, depois outros temas essenciais, como o da função do pai na dialética edipiana e o da foraclusão do significante Nome-do-Pai na etiologia lacaniana da psicose.
O interesse dessa obra é eminentemente clínico, pois o autor dedica um longo capítulo à abordagem da relação entre a função paterna e as diferentes estruturas clínicas: a estrutura perversa, a obsessiva e a histérica.
Após o nascimento dos gêmeos, Suzy Giordano, que já tinha três filhos pequenos, passou a dormir 45 minutos por noite. A brasileira radicada nos Estado..
Um dos mais famosos e respeitados matemáticos da atualidade, Ian Stewart explora as conexões vitais entre a matemática e o progresso da humanidade e d..
1968 foi um ano que se destacou entre todos os outros do século passado, porque jovens do mundo
todo lideraram protestos e descobriram novas formas de..
Um verdadeiro almanaque ilustrado da geração que disse não ao conformismo
Do movimento estudantil às trincheiras do Vietnã, das comunidades hippies à..
“Na realidade, a imagem icônica de berlinenses orientais festejando no alto do Muro, batendo com marretas, deve-se tanto à casualidade quanto à culmin..
Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações de todos os lados. Como separar o que é importante e significativo do que é supérfluo e descartáv..
Em 2008, Zygmunt Bauman foi convidado pela revista italiana La Repubblica delle Donne para comentar múltiplos aspectos do que chama de “mundo líquido ..
A ótica particular do renomado psicanalista argentino em análises sobre pintura, música e dança
Nas palavras do psicanalista e psiquiatra J.-D. Nasio..
Um mergulho fascinante num dos momentos marcantes da história da moda e da cultura pop
Vinte e oito de novembro de 1973. No palco, criações de nomes ..
Traduzido em mais de dois mil idiomas, a Bíblia é o livro mais conhecido do mundo. Calcula-se que já tenham sido vendidos mais de seis bilhões de exem..
Um trabalho que se detém na presença e no significado (especificamente psicanalítico) do pai, em toda a sua extensão cultural, histórica, simbólica e ..
O livro de Ana Paula Silva possui dois grandes méritos: sua elaboração é fruto de um rigoroso e apaixonado trabalho de pesquisa, o qual, além de revis..
A perspectiva deste livro teve início com a inquietação surgida ao longo de anos ao lidar com doente oncológico, mesmo não sendo à época profissional ..
A Teoria Histórico-Cultural, inicialmente desenvolvida por Lev S. Vygotsky no início dos anos 1900, na antiga União Soviética, busca, com o referencia..
O livro Recursos Terapêuticos Ocupacionais: teoria e prática lança novo olhar sobre o Fazer e o Cuidar da Terapia Ocupacional, a partir de vivências p..
Um vírus mortal invade o mundo, deixando a todos em luto, tristeza e medo. Mortes a um nível assustador se tornam realidade. O isolamento social é a ú..
Este livro possui grande alcance para quem se interessa por relações internacionais e ciência política — seja estudante ou profissional —, ao revelar ..
Este livro tem como objetivo identificar as etapas necessárias para implantar e gerenciar o projeto de parceria público-privada entre as indústrias e ..
A obra A isenção fiscal como política cultural para as entidades tradicionalistas gaúchas trilha caminhos acerca do direito e da cultura, expondo ao o..
O dia a dia de oficiais de justiça, seja em Fortaleza, Porto Alegre ou em qualquer pequena comarca do interior do Brasil, não é diferente. Descartando..