Um trabalho que se detém na presença e no significado (especificamente psicanalítico) do pai, em toda a sua extensão cultural, histórica, simbólica e subjetiva. Com base na famosa obra de Freud Totem e tabu (1912-13), o autor enfrenta a questão da proibição do incesto, depois outros temas essenciais, como o da função do pai na dialética edipiana e o da foraclusão do significante Nome-do-Pai na etiologia lacaniana da psicose.
O interesse dessa obra é eminentemente clínico, pois o autor dedica um longo capítulo à abordagem da relação entre a função paterna e as diferentes estruturas clínicas: a estrutura perversa, a obsessiva e a histérica.
Após o nascimento dos gêmeos, Suzy Giordano, que já tinha três filhos pequenos, passou a dormir 45 minutos por noite. A brasileira radicada nos Estado..
Um dos mais famosos e respeitados matemáticos da atualidade, Ian Stewart explora as conexões vitais entre a matemática e o progresso da humanidade e d..
1968 foi um ano que se destacou entre todos os outros do século passado, porque jovens do mundo
todo lideraram protestos e descobriram novas formas de..
Um verdadeiro almanaque ilustrado da geração que disse não ao conformismo
Do movimento estudantil às trincheiras do Vietnã, das comunidades hippies à..
“Na realidade, a imagem icônica de berlinenses orientais festejando no alto do Muro, batendo com marretas, deve-se tanto à casualidade quanto à culmin..
Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações de todos os lados. Como separar o que é importante e significativo do que é supérfluo e descartáv..
Em 2008, Zygmunt Bauman foi convidado pela revista italiana La Repubblica delle Donne para comentar múltiplos aspectos do que chama de “mundo líquido ..
A ótica particular do renomado psicanalista argentino em análises sobre pintura, música e dança
Nas palavras do psicanalista e psiquiatra J.-D. Nasio..
Um mergulho fascinante num dos momentos marcantes da história da moda e da cultura pop
Vinte e oito de novembro de 1973. No palco, criações de nomes ..
Traduzido em mais de dois mil idiomas, a Bíblia é o livro mais conhecido do mundo. Calcula-se que já tenham sido vendidos mais de seis bilhões de exem..
Um trabalho que se detém na presença e no significado (especificamente psicanalítico) do pai, em toda a sua extensão cultural, histórica, simbólica e ..
De onde vem o que você pensa sobre a deficiência? Neste livro, estabelecemos a relação entre nossas concepções de tempos (plural) e nossa percepção do..
A formação continuada dos profissionais da educação tem se apresentado como desafio na atualidade. Com uma larga experiência construída no contexto di..
O livro Ondas é um romance de ficção, baseados em fatos reais, onde o autor apresenta o personagem Amado, um jovem que nasceu no interior de Mato Gros..
Ao mencionarmos a política ateniense no século V a.C. e suas fronteiras marítimas, não podemos deixar de mencionar sua poderosa marinha e a participaç..
A oncinha Esplendor era a única que não percebia o quanto era inteligente. Como foi doloroso para ela sentir que sabia menos que os seus coleguinhas e..
Afinal, quem somos? De onde viemos? Só existe esta vida? Dúvidas para as quais muitos ainda não encontraram respostas e outros nem sabem do que se tra..
O livro procura discutir a teoria educacional do pensador inglês John Locke, a fim de compreender o que ele designa como educação da virtude a partir d..
Em 1999 a revista Playboy estampou em suas páginas uma matéria que iria abalar o cenário cultural da arte erótica brasileira. A matéria trazia, depois..
Destacando-se do usual, este volume tem o grande mérito de propor uma introdução ao pensamento de Peirce (bem mais que introdutória, é verdade) que ul..