A ideia de organizar este livro surgiu de uma constatação a respeito das limitações dos livros e artigos acadêmicos publicados no período recente sobre a nova direita brasileira. Não obstante o crescente interesse pelo estudo dos movimentos sociais, partidos políticos, ativistas e eleitores de direita, ainda não existia uma obra capaz de reunir diferentes abordagens e trazer uma síntese conceitual e empírica sobre estes fenômenos. De fato, a ausência de diálogo entre pesquisas produzidas a partir de distintas perspectivas – por exemplo, a partir do ponto de vista dos eleitores ou dos ativistas de movimentos de direita – têm dificultado o entendimento mais sistemático de diferentes processos e dinâmicas associadas à reorganização da direita brasileira. A proliferação de conceitos para tratar de fenômenos empíricos similares, como o de “direita populista radical”, “bolsonarismo” e “populismo reacionário”, é um sintoma das dificuldades enfrentadas por cientistas políticos, sociólogos e demais cientistas sociais na produção de análises capazes de esclarecer os como e os porquês da transformação da direita no Brasil.
Esta coletânea tem por objetivo preencher essas lacunas, apresentando um conjunto bastante amplo de pesquisas que analisam diferentes dimensões da reorganização da direita brasileira. Os capítulos cobrem desde a atuação de movimentos de direita nas ruas e nas redes até o comportamento dos eleitores das novas forças de direita. A coletânea também trata de fenômenos associados direta ou indiretamente à ascensão da nova direita. A crescente polarização do eleitorado, o reforço de atitudes antipartidárias, incluindo o antipetismo e a rejeição aos partidos e à política partidária de forma geral, bem como a relevância cada vez maior das pautas identitárias e de direitos individuais na competição eleitoral são exemplos de mudanças que coincidem com a ascensão de novas forças ultraconservadoras e populistas no Brasil.
Com textos de: Victor Araújo, Lúcio Rennó, André Bello, Ernesto Calvo, Tiago Ventura, Lucas de Abreu Maia, Leonardo Falabella, Julian Borba, Lucas T. A. Okado, Ednaldo Ribeiro, Tayrine Dias, Marisa Von Bülow, Danniel Gobbi, Pedro Abelin, Gabriel Ávila Casalecchi, Aiane de Oliveira, Talita Tanscheit, Lisa Zanotti.
No princípio era uma bíblia cor-de-rosa, a origem de tudo reescrita. E aí tem: Björk, libélula, incenso, Tetine feat. Claudia Wonder, bombom belga, ca..
A Ilíada narra os eventos próximos à queda de Troia. Seu fio condutor, explicitado já no primeiro verso do poema, é a ira de Aquiles. Essa ira devasta..
Este não é apenas mais um livro sobre a dor, a morte, o sentimento e as sensações de perder alguém muito próximo. É mais: um relato duro, perplexo, de..
Neste livro, professores-pesquisadores da área de Ciências Humanas problematizaram a ascensão das políticas antidemocráticas, procurando evidenciar a ..
O livro que o leitor tem em mãos oferece uma perspectiva renovadora e empiricamente rica para se compreender a ação dos movimentos sociais e dos ativi..
Obra central na carreira sociológica do autor, este livro constrói uma correspondência entre práticas culturais e classes sociais, evidenciando as rel..
Por meio da devoção sacrificial, corpos sacrificados, identificados ao corpo do Cristo sofredor, passam de vítimas desorientadas pelo sofrimento a age..
“A fenda” é composta por uma coletânea de poemas de Marco Antonio de Abreu Scapini. Trata-se de um testemunho da sobrevivência da palavra desde sua pr..
A que ponto chegamos? Realmente vai ser necessária muita criatividade para escaparmos de um ponto final do jeito que a coisa anda, dois pontos: traves..
A literatura produzida por mulheres tem recebido, nas últimas décadas, maior atenção e reconhecimento em nível global. Configura-se, contudo, ainda co..
A ideia de organizar este livro surgiu de uma constatação a respeito das limitações dos livros e artigos acadêmicos publicados no período recente sobr..
Considerada a mais pertinente análise da derrota da França na Segunda Guerra, esse livro foi escrito entre julho e setembro de 1940, logo após a rápid..
Neste livro, intitulado O Yin e o Yang do Aprendizado: balanceando o contextual e o global na gestão de Filho multinacionais, propõe-se explicar como ..
Embora tenha seus trabalhos ainda pouco difundidos no país, a Corte Interamericana de Direitos Humanos
vem exercendo papel fundamental nas américas, j..
O Livro – Gêeros textuais em foco – argumentação em textos opinativos – deseja contribuir para uma abordagem de gêeros textuais tanto no nível escolar..
A história de Curitiba não pode ser contada sem um capítulo especial sobre as suas nevadas. Algumas delas deixaram a cidade inteira sob o alvo manto d..
A Lei n.º 10.639, publicada em 2003, representou um avanço ao colocar o tema das relações étnico-raciais na pauta da educação: discussões sobre precon..
Este estudo representa um exemplar trabalho acadêmico. Por um lado, parte de experiências de campo e, por outro, constrói uma grelha teórica pela qual..
(In)efetividade do direito local e internacional à saúde enfrenta polêmicas questões do dia a dia forense, como a titularidade do direito à saúde (col..
A autora presentifica o passado recriando, rememorando a trajetória de vida de um dos primeiros docentes a exercer o magistério no município de Vitóri..