Traduções de peças de nacionalidades e gerações distintas, mas que apresentam textualidades potentes que permitem aos leitores entrarem em contato com temas diversos, entre os quais se destaca a presença da figura feminina como referência e mote dramatúrgico. Monólogos de Isidora Stevenson, Stefano Benni, Enzo Moscato, Dario Fo e Franca Rame, e trechos de figuras femininas da tragédia Hécuba, de Eurípides.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Traduções de peças de nacionalidades e gerações distintas, mas que apresentam textualidades potentes que permitem aos leitores entrarem em contato com..
Dando prosseguimento à sua obra de desmistificação de vinte e cinco séculos de escrita institucional da história da filosofia, neste quinto volume de ..
O livro Itinerários cegos: trajetórias, formação humana e perspectivas educacionais amplia o debate científico sobre a formação e a educação de pessoa..
Para discutir a tessitura do roteiro de radionovelas para a atualidade, Cenas dos próximos capítulos: radionovelas no século XXI analisa uma radionove..
O livro informa a trajetória de Rubens Mano. Após participar do projeto Arte/Cidade, em 1994, o artista dá início a uma série de trabalhos com os quai..
O livro Conhecendo a América: entre fatos, história e cultura lança uma nova opção para todas e todos que se interessam pela História da América e bus..
O livro Acumulação por despossessão: a privatização dos ventos para a produção de energia eólica no semiárido brasileiro se debruça sobre o processo d..
Não se desespere nos convida a ir em busca do bem-viver. Acolher instantes deliberados de paz interior e sentir a prazerosa sensação mental, ainda que..
“A folha em branco me assusta… Não sei se o poema é bonito, mas sei que preciso escrever”, diz a bela canção Me ensina a escrever, de Oswaldo Monteneg..
Este trabalho tem o intuito de descortinar um determinado campo no qual as produções subjetivas e as variações sonoras se friccionam, se conectam, se ..