Uma colher que desaparece quando colocada no chá quente, uma bizarra corrida pelo ouro causada por um elemento (telúrio) que tem cheiro de alho, um poeta que enlouqueceu ao ingerir lítio para se tratar de uma doença. Sam Kean nos guia em um passeio pelas mais surpreendentes histórias envolvendo a descoberta, o uso e a criação dos 118 elementos químicos da tabela periódica.
Pelo caminho, o autor aborda a história dos avanços científicos, desde a descoberta do átomo até a criação de elementos artificiais, passando pela invenção da tabela periódica e pelo estudo da radioatividade. Mostra também como a vida humana se modificou devido ao cobre (usado em moedas por ser "autoestéril"), ao silício (utilizado na revolução da informática) e ao urânio (um dos grandes responsáveis pela bomba atômica).
A propósito: a colher que desaparece é feita de gálio, elemento 31 da tabela periódica, metal com a estranha propriedade de ficar no estado líquido acima de 29ºC, temperatura inferior à de qualquer cafezinho.
Após o nascimento dos gêmeos, Suzy Giordano, que já tinha três filhos pequenos, passou a dormir 45 minutos por noite. A brasileira radicada nos Estado..
Um dos mais famosos e respeitados matemáticos da atualidade, Ian Stewart explora as conexões vitais entre a matemática e o progresso da humanidade e d..
1968 foi um ano que se destacou entre todos os outros do século passado, porque jovens do mundo
todo lideraram protestos e descobriram novas formas de..
Um verdadeiro almanaque ilustrado da geração que disse não ao conformismo
Do movimento estudantil às trincheiras do Vietnã, das comunidades hippies à..
“Na realidade, a imagem icônica de berlinenses orientais festejando no alto do Muro, batendo com marretas, deve-se tanto à casualidade quanto à culmin..
Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações de todos os lados. Como separar o que é importante e significativo do que é supérfluo e descartáv..
Em 2008, Zygmunt Bauman foi convidado pela revista italiana La Repubblica delle Donne para comentar múltiplos aspectos do que chama de “mundo líquido ..
A ótica particular do renomado psicanalista argentino em análises sobre pintura, música e dança
Nas palavras do psicanalista e psiquiatra J.-D. Nasio..
Um mergulho fascinante num dos momentos marcantes da história da moda e da cultura pop
Vinte e oito de novembro de 1973. No palco, criações de nomes ..
Traduzido em mais de dois mil idiomas, a Bíblia é o livro mais conhecido do mundo. Calcula-se que já tenham sido vendidos mais de seis bilhões de exem..
Uma colher que desaparece quando colocada no chá quente, uma bizarra corrida pelo ouro causada por um elemento (telúrio) que tem cheiro de alho, um po..
Ciência de Dados, Business Intelligence e Big Data: conceitos e aplicações abrange conceitos relevantes e inovadores no contexto atual em que a inform..
Crescemos ouvindo que somos todos iguais, mas, biologicamente e fisicamente, não somos. Assim como não somos melhores nem piores do que ninguém e, por..
Maquiavel da era moderna, político foi considerado por Balzac um dos personagens mais interessantes da história da França
Com imbatível talento narra..
O livro Desafios para uma educação quilombista no Brasil é um marco no debate sobre educação afrocentrada no país. Ao evidenciar o racismo e o eurocen..
Não é nova a percepção de que C.G. Jung se interessou pelas imagens da Sabedoria Divina e, de alguma forma, com elas se relacionou no transcorrer de t..
Com a intenção de contribuir para uma problematização de resultados de pesquisas, este livro discute os efeitos de práticas avaliativas escolares na s..
A vitoriosa sobrevivência dos indígenas da Amazônia está direcionada, de modo especial, aos professores e alunos que debatem, em sala de aula, a temát..
“Um coração parou de bater…”
E aí, mudou tudo. TUDO.
Na sua vida, na minha vida, enfim, na vida de todos
que o amaram e amam.
Até as cores da paisage..
O que eu consumo me define? Crianças, identidades femininas e mídias apresenta intersecções de conhecimentos acerca das crianças, identidades feminina..