Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro livro do poeta israelense Amir Or publicado no Brasil. Sua poesia contém diversas tendências, mas a ideia e a sensação da incompletude pontilham estes poemas na palavra e na cena que se articulam numa coisa só. Porque Amir posiciona-se como poeta na perspectiva de uma sofisticada e ousada imitação do Deus criador de Gênesis a partir do que a palavra se confunde com a coisa criada. Tradutor do grego clássico e conhecedor das religiões do espectro budista, incorpora-as ao universo da Criação hebraica num fluxo de renovação particular e geral. Seus versos ecoam também a literatura da Beat Generation junto com elementos gregos,orientais, cristãos e judaicos, numa síntese que vai da iconoclastia à graciosidade de suas imagens.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Neste livro o leitor encontrará uma confluência entre o conhecimento acadêmico e um saber que envolve toda uma cosmologia: a alquimia. O questionar do..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
Bernardo queria avisar aos pais que na casa havia um monstro, mas eles não tinham tempo para ouvi-lo, e nem perceberam quando o menino acabou sendo de..
Este é um livro de Poesia, daqueles que o autor colocou para fora todo tipo de emoção. É resultado de um longo processo psicoterapêutico cheio idas e ..
O Sistema de Informação em Saúde do Idoso foi concebido com o objetivo de possibilitar o planejamento de atividades de promoção à saúde e prevenção de..
“Batendo pasto” é o primeiro livro de poemas de Maria Lúcia Alvim (Araxá, MG, 1932) após 40 anos sem publicar inéditos (até o ano de 1980 ela teve 5 l..
A continuação do clássico Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, em tradução de Jorge Furtado e Liziane Kugland O clássico Alice..
Desde os anos 80 do século XX a filosofia analítica da linguagem pouco tem se renovado. Durante todo esse tempo tem persistido um impasse aparentement..
O livro APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS Produção e uso de audiovisual no ensino de Ciências apresenta uma pesquisa ocorrida em um curso de férias co..
As “viagens” pessoais, epifenômenos quase inevitáveis de um processo de introspecção aguda, ainda que pontual, fazem com que mergulhemos fundo no univ..
John Rogers Commons (1862-1945) foi um dos mais importantes e influentes economistas norte-americanos da primeira metade do século XX. Com Thorstein V..