A indústria da comunicação obedece a um implacável movimento cíclico: a cada inovação corresponde uma abertura, logo seguida pelo fechamento, representado por monopolização, controle e mesmo censura isso até que outra invenção venha forçar nova abertura, e assim sucessivamente.
Para provar essa ideia, o eminente professor e escritor norte-americano Tim Wu recupera a história das comunicações no século XX. Nesse livro fundamental, ele nos mostra como os grandes monopólios de telefonia, rádio, cinema, televisão e internet se constituíram, lançando mão de mirabolantes golpes comerciais e jurídicos, envolvendo inventores e altos executivos.
Somando considerações de ordem econômica a uma ampla reflexãos obre o significado da liberdade na era da informação, Impérios da comunicação lança uma desafiadora pergunta: estará a internet em parte ainda livre de monopólios e de regulamentação restritiva condenada a seguir o ciclo de abertura e fechamento das outras mídias?
Após o nascimento dos gêmeos, Suzy Giordano, que já tinha três filhos pequenos, passou a dormir 45 minutos por noite. A brasileira radicada nos Estado..
Um dos mais famosos e respeitados matemáticos da atualidade, Ian Stewart explora as conexões vitais entre a matemática e o progresso da humanidade e d..
1968 foi um ano que se destacou entre todos os outros do século passado, porque jovens do mundo
todo lideraram protestos e descobriram novas formas de..
Um verdadeiro almanaque ilustrado da geração que disse não ao conformismo
Do movimento estudantil às trincheiras do Vietnã, das comunidades hippies à..
“Na realidade, a imagem icônica de berlinenses orientais festejando no alto do Muro, batendo com marretas, deve-se tanto à casualidade quanto à culmin..
Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações de todos os lados. Como separar o que é importante e significativo do que é supérfluo e descartáv..
Em 2008, Zygmunt Bauman foi convidado pela revista italiana La Repubblica delle Donne para comentar múltiplos aspectos do que chama de “mundo líquido ..
A ótica particular do renomado psicanalista argentino em análises sobre pintura, música e dança
Nas palavras do psicanalista e psiquiatra J.-D. Nasio..
Um mergulho fascinante num dos momentos marcantes da história da moda e da cultura pop
Vinte e oito de novembro de 1973. No palco, criações de nomes ..
Traduzido em mais de dois mil idiomas, a Bíblia é o livro mais conhecido do mundo. Calcula-se que já tenham sido vendidos mais de seis bilhões de exem..
A indústria da comunicação obedece a um implacável movimento cíclico: a cada inovação corresponde uma abertura, logo seguida pelo fechamento, represen..
Esta obra fala da vida de uma menina que ao longo dos anos se torna uma linda, porém, insegura mulher. Charlot foi criada na Fazenda das Rosas, com os..
Com espírito crítico e rigor analítico, o livro Educação superior e trabalho docente no serviço social: processos atuais, intensificação, produtivismo..
Que tipo de mãe abandona seu filho? Em As abandonadoras, a jornalista catalã Begoña Gómez Urzaiz enfrenta essa pergunta com reflexões em torno da culp..
Selecionado no Concurso Artêrinha de Literatura Infantil (2022), Crônicas de rabiscos e rabiolas é um livro composto de 13 textos, no gênero narrativo..
Reunião dos principais ensaios do antropólogo Mauro W. B. Almeida, publicados entre 1998 e 2015. O livro pode ser dividido em duas partes: na primeira..
Diante da preocupação generalizada em relação à qualidade da educação pública básica e às dificuldades de acesso ao ensino superior público em São Pau..
O livro ABPI – Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares:formando alunos autônomos traz aos educadores, pais e estudantes um método de apren..
Elmer é um elefante xadrez, personagem risonho e terno criado pelo fantástico ilustrador inglês David McKee. Este livro conta a história do dia em que..
Nono romance de Carlos Heitor Cony, Pilatos é um dos livros mais importantes na obra do autor e, também, um de seus preferidos. Tornou-se uma obra emb..