Este livro é dedicado ao tema amplo e vertiginoso da presença. Nele, teorias de filósofos como Adorno, Benjamin, Flusser, Rancière estão presentes junto das teorias da arte de Miwon Kwon, Hal Foster e, ainda, de teóricos da moda, da dança, dos media digitais e de artistas contemporâneos como Denilson Baniwa, Hans Haacke, Steve Stanza, além do cineasta Eduardo Coutinho. O curto ensaio “Modos de presença nas manifestações estéticas contemporâneas”, escrito por Rodrigo Duarte em 2019, foi o impulso inicial que deu origem a cada capítulo aqui presente, assinado por diferentes autoras e autores. Esta é uma obra coletiva que não apenas pensou a presença e seus modos, mas procurou exercer diferentes formas de se estar presente coletivamente enquanto a ausência se impunha a todos nós.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Este livro é dedicado ao tema amplo e vertiginoso da presença. Nele, teorias de filósofos como Adorno, Benjamin, Flusser, Rancière estão presentes jun..
Esse volume oferece um relato da vida e das ideias de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Mesmo sendo contemporâneo de grandes pensadores, como Kant e ..
Misto de ficção e não ficção, este livro de Juliano Garcia Pessanha (JP) é um testemunho radical e urgente, um exemplo transformador, nas palavras do ..
Castelo de cartas é uma obra cativante que mergulha nas profundezas da experiência humana, explorando emoções complexas e intrincadas. Nas páginas des..
O livro informa a trajetória de Rubens Mano. Após participar do projeto Arte/Cidade, em 1994, o artista dá início a uma série de trabalhos com os quai..
A presente obra pretende lançar sobre o fenômeno do refúgio um olhar holístico que compreenda a relação existente entre a concretude da experiência hu..
“Uma Escola de psicanálise é o lugar precípuo da formação do analista, da psicanálise em intensão ou da psicanálise propriamente dita, como afirma Lac..
Edição limitada de 200 exemplares numerados e assinados pela artista plástica Rosângela Rennó, que produziu as imagens do livro. Livro impresso, dobra..
A presente obra Mestres e doutores na corrida para professores: formação pedagógica de mestres e doutores é uma singela contribuição dos autores à edu..
O debate sobre a quem cabe coordenar o desenvolvimento – se ao Estado, ao mercado, à sociedade ou a todos esses agentes, conjuntamente – coloca no cen..