Neste volume da Coleção Almanaque do Instituto de Psicanálise de Minas Gerais encontram-se os trabalhos desenvolvidos nas diversas atividades que fizeram parte da Seção Clínica e da Diretoria de Ensino do IPSM-MG em 2020. Naquela ocasião, o Instituto
se inspirou no XXIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano – O feminino infamiliar: dizer o indizível – para eleger seu tema de investigação ao longo do ano. São privilegiadas aqui as teorizações pensadas a partir de Freud, Lacan, Miller e de outros psicanalistas contemporâneos, a fim de revisitar as dificuldades clássicas em relação ao feminino, bem como elucidar os problemas atuais. Dessa forma, são trazidas para a discussão, à luz da psicanálise, as relações amorosas na atualidade, as teorias de gênero e o feminismo, entre outras questões que chegam aos psicanalistas hoje.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Neste volume da Coleção Almanaque do Instituto de Psicanálise de Minas Gerais encontram-se os trabalhos desenvolvidos nas diversas atividades que fize..
Quem imaginaria que um dos maiores nomes da filosofia política do século XX nos legaria também poemas? Originalmente não destinados à publicação, temo..
Bohr e a teoria quântica em 90 minutos explica os avanços na física e na compreensão da estrutura atômica proporcionados pelas descobertas do cientist..
Nova edição do clássico de Shakespeare, com tradução da poeta Bruna Beber. O livro traz 21 xilogravuras feitas por Edward Gordon Craig para a edição c..
Este livro tem uma história: a da minha paixão pela escrita e pelo ensino. Não me lembro de quando escrevi a primeira palavra e qual foi ela. Só sei q..
O poder nem sempre é exercido numa relação hierárquica de dominação e submissão – esta é a tese desenvolvida por Pierre Clastres neste que é um dos ma..
Uma das obras fundadoras da literatura haitiana traz uma história de amor e luta, de valorização da cultura negra e da tradição, da exploração de recu..
Alice volta ao País das Maravilhas, transformado em País dos Enigmas por Raymond Smullyan, o mago dos problemas lógicos. Vê-se então desafiada pelos m..
The book “Students’ presupposition, prejudice, and discrimination in an English class”, as the name says, analyses assumptions of students when they d..
O existencialismo de Sartre é parte de um projeto de vida: descobrir-se livre e transformar a própria vida; superar as condições sociais, religiosas o..