Os ensaios reunidos neste volume privilegiam a história da constituição dos textos, discutindo seus procedimentos literários e conceituais, suas imagens e intertextualidades. Entretanto, também se desviam daquele ideal historicista, criticado por Walter Benjamin em suas teses “Sobre o conceito de história”, que visa a reconstruir o passado “tal como de fato foi”. Interessam aqui, ao contrário, os múltiplos palimpsestos que se inscrevem nos textos, isto é, sua inserção em diferentes épocas e momentos de recepção, que incluem retomadas e transformações, em entrecruzamentos temporais.
Adotando uma posição historiográfica construtiva e não linear, a edição deste volume parte do poema que se pensa no “tempo-de-agora”, inscrevendo-se na continuação de tradições formais e textuais que simultaneamente transforma. Em seguida, propõe leituras “à contrapelo” também de obras literárias e filosóficas do passado, em seus múltiplos entrecruzamentos. Por fim, a referência ao pensamento de Benjamin, que contribui significativamente para o recorte do conjunto, se desdobra em discussões aprofundadas da densidade teórico-poética de seus próprios textos.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Os ensaios reunidos neste volume privilegiam a história da constituição dos textos, discutindo seus procedimentos literários e conceituais, suas image..
Este livro é resultado de uma pesquisa realizada, em maior parte, com homens em processo de adoecimento, em uma linha tênue entre vida e morte e seus ..
Heitor Costas é um simples camponês, mas quando falta dinheiro no sítio da família, o menino não vê outra opção a não ser se aventurar na cidade, luga..
O livro A escola dos que não tiveram escola? O Projeto Minerva e a escola militar nas ondas do rádio é fruto de uma pesquisa que pondera o fato como a..
O livro intitulado Educação para o conviver e a gestão da aprendizagem: o Educador gestor e o gestor educador, em sua segunda edição, recebe também o ..
As organizadoras do livro são enfermeiras, professoras doutoras, integrantes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Públ..
Entre botânicas decoloniais: as frutas silvestres de Henry David Thoreau e frutas brasileiras reúne três traduções inéditas de textos botânicos de Tho..
Nas últimas duas décadas, as explicações acerca do comportamento dos congressistas brasileiros, assim como da atuação do Congresso, têm variado confor..
Quando você se olha no espelho, quais são seus sentimentos? Alegria, satisfação, prazer, tristeza, raiva? Esse processo de autoafirmação com a imagem ..
Este livro trata da atuação das políticas públicas de artesanato (no âmbito nacional, estadual e municipal) na reprodução da força de trabalho do arte..