Nesta coletânea de exílio, Ovídio faz uma espécie de balanço de suas produções pregressas. Por um lado, ele as discute e reavalia na posição de leitor das próprias obras, num rico processo de autorrecepção. As Tristezas são um exemplo de poesia da Antiguidade que realiza crítica literária e teoriza sobre si mesma e sobre o próprio fazer poético, trazendo em seu bojo questões e implicações extremamente modernas. Por outro, diante da mudança instaurada pela relegação, Ovídio se autoficcionaliza e se transforma em personagem de suas próprias obras, de modo a retomar e a reescrever suas produções anteriores, mas agora sob a perspectiva do exílio. Essa sua poesia não é uma ruptura em relação ao que a antecede, mas sim um selo de continuidade. As Tristezas tornam-se a súmula da produção ovidiana, um epitáfio do poeta que revisita retrospectivamente suas obras e as deixa registradas numa nova coletânea que lhe servirá de testamento para a posteridade, como forma de eternizar seu nome, sua trajetória poética e sua autobiografia literária.
A tradução dos Tristia e sua análise teórica, publicados agora em dois volumes, compõem a tese de doutoramento de Júlia Batista Castilho de Avellar, que recebeu em 2020 a menção honrosa na ANPOLL e o Prêmio de teses da UFMG na área de Estudos Literários.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Nesta coletânea de exílio, Ovídio faz uma espécie de balanço de suas produções pregressas. Por um lado, ele as discute e reavalia na posição de leitor..
O livro A crise do nome: Portugal e Brasil colonial sob a lente do perspectivismo explora intensamente a problemática da significação onomástica conce..
Vulnerabilidade feminina: a prática da TRE (Tension and Trauma Releasing Exercises) na elaboração de estresse e trauma nos apresenta um estudo sobre o..
Todos os dias, uma esperta garotinha fica na escola enquanto a mamãe vai trabalhar. Ela fica com saudades e não sabe bem o que a mamãe faz quando está..
O livro Mídia, Violência e Alteridade: perspectivas e debates reúne contribuições de diversos pesquisadores da área da Comunicação que investigam tema..
Esta obra é dedicada ao empresário, para que este descubra como construir contratos sólidos que protejam seus interesses de ambas as partes, compreend..
O livro Os laboratórios didáticos de um curso de Física tem um caráter investigativo e propõe ações voltadas para o uso do laboratório didático, contr..
A religiosidade e a espiritualidade têm sido os recursos utilizados por muitos indivíduos para superar as adversidades e para conviver com enfermidade..
Este livro, trilhando um percurso teórico-metodológico praxiológico de Pierre Bourdieu, faz uma análise da cumplicidade ontológica entre as estruturas..
A dor: é do corpo ou da alma? Seria possível diferenciar a dor física daquela provocada por causas psíquicas? E quando a dor se torna crônica, qual tr..